segunda-feira, 30 de junho de 2014

Futebol + Estados Unidos da América = Futebol S/A

Eu estava procurando pela internet (como sempre) assuntos relacionados ao esporte, encontrei por uma eventualidade um programa do Esporte Interativo chamado "Esporte S/A" cujo programa é patrocinado pelo Sebrae com discurso de empreendedorismo.

 
 Entrevista no programa "Esporte SA" do canal Esporte Interativo

Time estadunidense comprado por Flávio Augusto
A entrevista foi com o carioca Flávio Augusto da Silva ex-dono do Wise Up (ele vendeu para o grupo Abril Educação, do qual é acionista e uma das patrocinadores da Copa do Mundo) e atualmente vive nos EUA onde comprou um time, o Orlando City e ele prevê que até 2022, será a maior liga do mundo devido ao trato que tem com os torcedores pois eles são clientes. Ele ainda salienta que não investe no seu time de coração que é o Flamengo, pois nos EUA os clubes são empresas, o futebol é um produto e os empresários são associados da MLS (Major League Soccer*), sendo assim segundo seu relato um negócio hiper lucrativo.

O primeiro investimento para 2015 já foi feito, endo quem contrata os jogadores é a MFL uma associação de "clube-empresas" onde cada um tem o direito de escolher três e um dos escolhidos do Orlando foi o midiático Kaká, patrocinado pela Adidas que é a mesma patrocinadora do clube a fim de popularizar a marca do time no páis. No vídeo a seguir, reparem no frenesi e a jogada de marketing que foi a sua contratação, lembrando que Kaká jogará só no ano que vem quando já que nesse ano, jogará pelo São Paulo.


Também achei outra fala do dono brasileiro do Orlando City mas dessa vez, no programa Show Business (segue vídeo abaixo), ele constata que o soccer* já é o esporte mais praticado nos EUA, sendo que esses vídeos são do ano passado.


Já em 2014, quando assisti a essas duas entrevistas entendi bem "a outra peça do quebra-cabeça", que anda ganhando bastante destaque na grande mídia brasileira, como por exemplo nessa  reportagem de três dias atrás da ESPN Brasil: http://espn.uol.com.br/noticia/421418_recordes-de-audiencia-publico-ativo-e-envolvimento-de-obama-a-copa-ja-e-historica-para-os-eua 

Assim o futebol se modifica e cresce de tal forma que outros ramos profissionais irão acabar incorporando-se a esse modelo "Futebol S/A".  Onde a busca incessante pelo espetáculo, lucro e o cliente são as metas, já o torcedor popular? Não, este, que assista pela televisão e consuma de outra maneira adequada ao seu perfil. 

Soccer - Como o futebol é conhecido nos Estados Unidos da América.
Major League Soccer é a liga principal de futebol dos Estados Unidos e do Canadá. É a primeira divisão profissional da United States Soccer Federation e da Canadian Soccer Association.

Nenhum comentário:

Postar um comentário