quinta-feira, 4 de junho de 2015

Francis Ford Coppola + America Football Club

No dia 03 de junho estive na UERJ reunido com meu orientador para discutirmos o rumo da minha monografia, logo após rumei o metrô na e assim que entro no vagão havia um outro cara com a camisa do America e quando nos vimos trajados de rubros rimos, e começamos a falar do clube de Campos Salles embora ele e eu não sejamos americanos de coração, depois de uma breve conversa de menos de cinco minutos cada um seguiu seu caminho, parti para o Centro Cultural Banco do Brasil no centro do Rio de Janeiro mas sem fazer ideia de que a camisa desse tradicional clube iria fazer a diferença no decorrer da noite.

Chegando ao CCBB tento entrar na sala onde iria começar a mostra de filmes do Francis Ford Coppola, cineasta que muito admiro, mas aquela sessão noturna era apenas para convidados, sem protestar dei meia volta rumo a saída mas, segundos depois aparece a produtora perguntando se eu não queria entrar e que ela colocaria meu nome na lista, logicamente aceitei. Logo após a sessão do filme: 'One From The Heart' havia a espera dos convidados e desse gaiato  que vos escreve: um buffet com direito a cerveja, refrigerante, caipirinha, churrasco e quitutes do mais variado. 



De estranho passei a ser conhecido por ter feito amizade rapidamente, e os papos que eram puxados comigo não eram sobre cinema e sim referente a futebol (pra variar) perdi as contas das pessoas que puxaram assunto comigo por causa da minha camisa vermelha, uns vinham dizer que eu não poderia ser America por ser muito novo, outros falavam que seu avô, tio e etc eram americanos, ou apenas elogiavam a vestimenta, conheci também um jornalista aposentado que me contou com saudades, as suas histórias de quando fazia reportagens no Maracanã na época do ídolo Edu, e quando lhe disse que tive a oportunidade de entrevistá-lo (reportagem abaixo) , ele começou a se empolgar e no fim trocamos contatos. Na saída reencontrei a produtora do evento que gentilmente colocou meu nome na lista, fui agradecê-la e ao despedirmos, ela me disse: "meu avô era America e meu pai é americano", a título de curiosidade, a camisa americana que estava vestindo foi presente do Fernando Pitanga, meu amigo historiador embora ele não seja torcedor genuíno do Mecão, o seu pai era. 

Sai de lá pensando, como esse tal de futebol é  incrível, indo muito além das quatro linhas seguindo vivo no imaginário do cotidiano das pessoas que na maioria das vezes, possuem memória afetiva ou outros sentimentos por tal jogo, clube, jogador, entre outros fatores simbólicos restritos a esse esporte bretão. Outro pensamento que me veio a mente foi a velha máxima popular do futebol carioca de que o America é o segundo time de todos os cariocas, visto que os citados nesse texto, todos torcem para outros times mas mesmo assim admiram o America...

Enfim, depois dessa noite de cinema, a minha paixão pelo futebol junto com a minha vontade de estudá-lo, noticiá-lo e registrá-lo apenas aumentou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário