domingo, 2 de agosto de 2015

O dia em que o Grêmio perdeu, mas ganhou...


No primeiro dia de agosto, o Grêmio enfrentou no Maracanã, o Fluminense de sua revelação, Ronaldinho Gaúcho que fazia sua estreia. Os tricolores das Laranjeiras venceram a partida pelo placar mínimo de um a zero, gol de Marcos Junior, um garoto revelado em Xerém. 

Clayton Grilo: ex-jogador do Grêmio e atual gestor do
COT - Centro de Oportunidade ao Talento
Foto: Wemerson Peu de Freitas
Mas, antes dessa partida das 18h, a história dos gaúchos no Rio de Janeiro começou pela manhã, na região metropolitana do Estado, mas precisamente na cidade de São Gonçalo, no Campo do Cruzeiro onde o projeto social, Centro de Oportunidade ao Talento faz seus treinos, o COT é um projeto social comandado por Clayton Divina que começou sua carreira no São Cristóvão e foi parceiro de ataque de Ronaldo Fenômeno, após se destacar na antiga Copa Mané Garrincha infantil em 1992, como melhor jogador, em seguida, Clayton trocou o estádio da Rua Figueira de Mello do São Cri Cri para o estádio Olímpico do Grêmio porto alegrense, por lá, ele ganhou o apelido de “Grilo” (por fazer barulho e não deixar ninguém dormir na concentração).

Roger Machado tirando foto com um jovem atleta do COT -
Foto: Wemerson Peu de Freitas
Embora sua passagem em Porto Alegre tenha sido curta. Clayton Grilo participou da campanha do título gaúcho de 1993 e manteve amizade com grandes nomes da história gremista, tais como o ex-goleiro Danrlei e o atual treinador Roger Machado que também defendeu as cores azul, branca e preta. Valendo-se disso, Grilo busca utilizar esses contatos como fonte de inspiração para os jovens de seu projeto que sonham em jogar futebol, vale destacar, que o trabalho do COT estimula aos jovens a estudarem e não apenas concentrarem seus esforços no mundo do futebol que é bastante ingrato, ao mesmo tempo em que aflora e incentiva essas crianças a praticarem e amarem esse esporte bretão, os colocando em atividade numa área carente de São Gonçalo.

Atletas mirins do COT recebendo os ingressos para assistirem
Grêmio x Fluminense no Maracanã
Foto: Wemerson Peu de Freitas
COT entrando subindo a rampa do Maracanã com a bandeira do Grêmio
Foto: Wemerson Peu de Freitas
Naquela manhã, havia uma promessa a se cumprir, pois durante a semana anterior alguns garotos do COT foram selecionados para conhecer os jogadores do Grêmio em Copacabana no hotel onde estavam hospedados, chegando ao local, como já era de se esperar as crianças ficaram boquiabertas, quando Roger, o treinador gremista apareceu e começou a perguntar para cada um qual posição que jogava.

Todos, sem exceção respondiam entusiasmados e com os olhos brilhando como estivessem sendo relacionados para a partida daquela tarde diante o Fluminense, clube do qual, já foi o clube de coração de Clayton, que depois de ter se tornado “Grilo” virou gremista apaixonado, a ponto de montar o projeto com cores tricolores e busca sempre associar seu projeto social à agremiação gaúcha.

Erazo e Barian Rodriguez com os jogadores da escolinha de futebol do COT 
Foto: Wemerson Peu de Freitas
Naquela manhã no saguão do hotel, ele, a comissão técnica e os atletas mirins do COT foram convidados para assistir ao jogo no Maracanã. Embora o resultado final tenha sido um revés aos gremistas do Sul e do Rio, o Grêmio ganhou fora de campo, admiração, futuros torcedores e um celeiro de crianças que sonham em jogar futebol, como apontou o vice-presidente de futebol do Grêmio, Cesar Pacheco, embora o COT e o Grêmio não tenham uma parceria oficial, entretanto se comunicam.

Tendo em vista que para se tornar um atleta profissional de futebol é bastante remota, o técnico Roger, e os jogadores Erazo e Braian Rodriguez aconselharam aos pequenos sonhadores que ouviam atentamente que deveriam estudar acima de tudo.

Comissão Técnica e Atletas Mirins do COT no Maracanã 
Foto: Wemerson Peu de Freitas
Segue reportagem abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário