quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Série: Futebol é conteúdo de sala de aula, SIM! (Parte 1)

Inaugurando a série "Futebol é conteúdo de sala de aula, SIM!" aqui no blog que trará atividades que são implementadas em classe ou que poderiam ser inseridas em sala de aula, usando sempre o futebol, como meio para explicar algum conteúdo específico. A foto abaixo traz duas questões da prova História eferente a América Latina, da turma do oitavo ano fundamental da Professora Carlize Schneider do Colégio Dois Mil da terra do Luverdense Esporte Clube da cidade de Lucas do Rio Verde do estado do Mato Grosso.


Então, alguém ainda duvida que futebol pode/deve ser conteúdo de sala de aula? Aproveitando o espaço, segue uma reportagem realizada pelo coletivo audiovisual Moinhos de Vento em seu webprograma ÉÉÉÉSPORTE!Web programa que tem o intuito de mostrar várias facetas do esporte, focando nos bastidores e na questão cultural, dando vazão a outras modalidades além do futebol. Mas nesta matéria, o título é bem sugestivo: Futebol na Biblioteca referente ao curso de extensão realizado na Biblioteca Pública de Niterói, A História do Futebol no Rio de Janeiro: do amadorismo ao profissionalismo (1902-1937) ministrado pelo Professor Doutor Renato Coutinho, na Biblioteca Pública de Niterói/RJ.


Coutinho foi enfático na sua fala durante a entrevista defendendo a inserção do esporte bretão como meio didático, até porque, o futebol como já é de conhecimento geral, faz parte da cultura brasileira ou seja, torna-se mais próximo do cotidiano dos alunos. Vale ressaltar que o futebol nas escolas não é para estudar as táticas mas sim, o extra-campo: geopolítica, regionalidades, urbanização, trabalhismo (como fizeste Coutinho em seu curso) e por ai vai... 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário