domingo, 25 de janeiro de 2015

Do Futebol Para Sapucaí. Dá-lhe Tigre!

Compartilho aqui, o texto do historiador e vascaíno Alex Wölbert que é uma viagem no tempo entre o esporte bretão mais famoso do mundo e carnaval. 


Eu não entendo, fiz tudo certinho. Pulei as sete ondas na meia-noite do dia primeiro para abrir meus caminhos em 2015. Mas na matéria de futebol e time de coração o caminho ainda está obstruído. Foram três jogos e três derrotas, sendo que uma delas para o maior rival, o urubu. Mas pensando bem, não tinha nenhum manual na simpatia que dissesse que funcionaria com futebol. Antes fosse botafoguense, pois não me importaria de cair para segunda divisão e ser derrotado no primeiro jogo do ano para o Gonçalense. Perderia para o gonçalense com muito orgulho ÔRRA!

Virar casaca não passa pela cabeça, já que paixão futebolística não se explica. Mas pensando bem, se ele não fosse o time do meu coração, fosse a minha escola de samba?

Já estou até vendo, um abre alas com um enorme bacalhau e uma  comissão de frente de pernas-de-pau coreografadas pelo Coisinha de Jesus. Na ala das baianas todas com aquelas saias rodadas de lã vermelhas com bordados em preto e lenços coloridos escorregando pelos ombros. Sem faltar o tradicional tamanco de madeira que faria maior sucesso na Sapucaí ecoando durante a paradinha da bateria. E o “puxador” Roberto Leal chamando a galera com o grito de guerra: “- Olha o gigante da colina ai gente! Chora cavaco!”
Time campeão gonçalense de futebol no ano 1973 - Campo do Cordeiro 
           
Pensando bem, não daria muito certo o meu time de coração virar escola de samba. Mas deu muito certo o time de futebol criado no Porto da Pedra virar a minha escola de coração.

Time no ano de 1970
A Unidos do Porto da Pedra é o único representante do município de São Gonçalo a desfilar no carnaval carioca e a escola de coração da maioria dos gonçalenses nasceu nos anos 70 oriundo de um clube de futebol chamado Unidos do Porto da Pedra Futebol Clube com uniforme nas cores vermelho e branco que até hoje representam a escola.

Abre-ala ainda um bloco de enredo em 1980
Como futebol e samba se completam em 1975, dois ano depois que se consagrou campeão gonçalense de futebol, nasceu à ideia de criar um bloco de rua. Em 8 de março de 1978 foi oficialmente registrado como um bloco de enredo “Bloco Carnavalesco Porto da Pedra”.  Apenas 3 anos depois, em 1981, alcançou a categoria de escola de samba e ficou com o vice campeonato com o enredo “Mundo Infantil”  no grupo B do carnaval de São Gonçalo. No ano seguinte já no grupo A conquistou a primeira vitória como escola de samba com o enredo “No Reino da Fantasia”.

Em 1985 a agremiação resolveu abandonar a competição e apresentou-se somente em seu bairro durante muito tempo. Só em 1990 conseguiu obter uma quadra de ensaios coberta, ainda que considerada pequena.

Ritmistas em 1980
Componente de ala em 1994

Em 1993 recebeu um convite para se apresentar no carnaval carioca no chamado grupo de acesso do Rio de Janeiro, que nessa época ainda desfilava na Avenida Rio Branco.

Esse ano a Porto da Pedra tem como enredo “Há uma luz que nunca se apaga!” e será a sexta escola a desfilar na sexta-feira dia 23/02/2015 pela serie A do Carnaval Carioca.

Acho que estou exigindo demais da simpatia dos 7 pulinhos. Vocês não acham?  Dizem que o ano só começa depois do carnaval. E se for realmente verdade boas notícias virão em todos os sentidos, incluindo futebolísticos e carnavalescos. Como na música de Gilberto Gil, andar com fé eu vou. A fé não costuma a falhar.


Então 2015 só vai dar Tigre e Bacalhau!  


Alex Wölbert é colaborador do Blog do Vovozinho,  Blog  Tafulhar  e da página Sim São gonçalo. Considerado um dos maiores cronistas do Leste Fluminense, sobretudo, acerca da cidade de São Gonçalo-RJ. Faz parte do Projeto Recicla Leitores. Facebook: Alex Wölbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário