domingo, 5 de julho de 2015

Fernando Brant, um homem do coração verde e branco


Brant era torcedor ilustre do América.  Fonte: americamineiro.com
A música brasileira perdeu recentemente, um dos seus grandes nomes. Já o América-MG, um torcedor ilustre.  No mês de junho, morreu o letrista mineiro Fernando Brant, parceiro de diversas composições com Milton Nascimento, como: “Coração de Estudante”, “Maria, Maria”, “Nos Bailes da Vida” e muitas outras que marcaram o cancioneiro popular brasileiro.


Era grande a identificação do compositor com o futebol, especialmente com  América, para quem fez o segundo hino em parceria com Toninho Horta, amigo desde os tempos de Clube da Esquina – movimento musical que surgiu em Belo Horizonte na década de 1960.

Em uma de suas crônicas publicadas no jornal 'Estado de Minas', Brant escreveu como se fosse  poema o seu amor pelo clube alviverde, relembrando ídolos das décadas de 1950 e 1960 como Jair Bala, Gunga e Zuca são mencionados pelo compositor.

Jogador com camisa que presta homenagem a Fernando Brant
Fonte: folha1.uol.com.br
“Meu coração é verde branco

verde da grama verde
branco da trave branca, da bola branca
que beija a rede-hímen.

Brinco no gramado da infância
e lá vem Zuca, e lá vem Guido, e lá vem Gunga
e não há tempo nem polícia
que me apague este filme da lembrança.

Amor não subtrai 
amor soma, multiplica.
Amor não se esquece. 
Amador, seguidor fiel de tal filosofia, 
Fui acrescentando amores aos meus dias, 
aos meus sonhos.

Sou hoje um homem atento diante de um mundo intenso, 
mas em mim existe, sempre, um menino que fala 
e nessa hora quem manda é o Jair Bala.


É que meu coração é verde e branco




Além do Coelho, o poeta mineiro dedicou duas música a dois dos principais jogadores mineiros, a Tostão, ídolo da raposa, compôs a música “Aqui é o país do futebol” junto com  Milton Nascimento, a canção fez parte do filme “Tostão, a fera de ouro” e a Reinaldo, maior jogador do galo, compôs junto com Tunai a canção “Rei”. Fernando Brant deixou marcado o seu nome na música brasileira, foi o craque das letras. Confira abaixo as músicas: “Aqui é o país do futebol” e “Rei”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário