domingo, 6 de julho de 2014

68 anos de Sylvester Stallone: O Esportista do Cinema


Hoje é aniversário de um dos ícones do cinema e da cultura pop, Sylvester Michael Sylvester Gardenzio Stallone ou simplesmente Rocky Balboa, Rambo, Cobra, Lincoln Hawk, entre tantos outros personagens. Além de sua importância devido a seus serviços prestados a sétima arte, é inegável não reconhecer a importância que Stallone aos esportes, os popularizando através de seu "cinema esportivo" onde inúmeras tramas tem como fundo o mundo complexo dos esportes, além disso, através do esporte, o aniversariante de hoje, também deixou claro, suas preferências políticas.

Como foi no caso de "Rocky IV" (1985) no auge da "Guerra Fria" entre Estados Unidos da América e União das Repúblicas Socialistas Soviética, o personagem principal Rocky, lutará imbuído por uma revanche pois seu amigo Apolo Creed (Carl Weathers) morre após uma luta com o soviético Ivan Drago (Dolph Lundgren) em solo estadunidense e em defesa da honra de Creed, Balboa aceita lutar na URSS. 

O filme faz questão de mostrar os soviéticos como vilões, injustos, aversos a democracia e trapaceiros - lembro aqui, de uma cena onde aparece Drago treinando numa excelente academia e se drogando, para tornar-se uma máquina, enquanto o yankee Rocky treina por meios rústicos. Como todos já sabem ou devem imaginar, Rocky vence o soviético em uma luta sangrenta (usando o calção com as cores da bandeira dos USA que pertencia o Apolo), em seguida faz um discurso de conciliação entre os povos (em inglês) em pleno solo soviético e é aplaudido. Ou seja, vemos algo bem típico da política estadunidense em sua massificação ideológica por meio de aparatos culturais. No filme também vemos pontos da cultura de consumo dos EUA, enquanto na URSS apenas neve, e treinos do Balboa em uma visão bastante estereotipada.

Ivan Drago (Lundgren) Vs Rocky Balboa (Stallone) em plena "Guerra Fria"


Weathers e Stallone em Rocky I (1976)
Vale ressaltar que o personagem Rocky Balboa além de político foi de suma importância para a história do boxe, ajudando-o a ser melhor aceito pela sociedade, problematizando além da disputa a vida que os pugilistas levavam para chegar ao topo, vimos o boxe além de um esporte, mas sim, uma esperança para muitos em ter uma chance de ascender socialmente que lhes foram negada pelo sistema e preconceitos - visto que a maioria dos lutadores nos EUA são negros ou imigrantes pobres. O próprio Balboa tinha ascendência genovesa e era apenas um lutador mediano e sua chance vem através de Creed, um negro estadunidense egocêntrico e principal lutador do país que quis fazer um evento de auto promoção, uma luta no dia da independência: 04 de julho, para mostrar a América - como a terra das oportunidades, sendo assim. A luta seria contra um lutador desconhecido e Balboa foi escolhido por ser mais próximo de um genovês como Cristóvão Colombo, o "descobridor da América" assim a luta seria entre um estadunidense negro, que deu a volta por cima, em uma terra das oportunidades e supostamente sem preconceitos contra simbolicamente seu colonizador. Assim podemos perceber que até no cinema o esporte é usado como confronto ideológico e simbólico entre os países
Ainda no mundo do boxe, Stallone passa a ser confundido como Rocky Balboa, sendo que este, passa a ser no imaginário do senso comum, o alter ego de Sylvester Stallone e a mídia também percebe isso. Tanto que o convida para apresentar ao lado do ex-pugilista Sugar Ray Leonard um reality show chamado "The Contender" (2005 - 2008) onde o objetivo era encontrar o melhor lutador - esse reality show chegou a ser exibido no Brasil pela Redetv! Seria uma espécie de "The Ultimate Fighter". Em 2013 em "Grudge Match" ("Ajuste de Contas"). Stallone volta ao ringue mas agora seu oponente é o "Touro Indomável" Robert De Niro. O filme é sobre um duelo entre ex-lutadores que não ocorreu no passado e depois de anos a oportunidade surgiu, logo em uma época onde o boxe não tem tanto glamour como em outrora. O filme também aborda essa "rivalidade" entre Boxe x UFC abaixo segue um vídeo que demonstra isso, com participação ilustre de Chael Sonnen. 


Stallone em ação como Lincoln Hawk.
O boxe  foi o principal esporte abordado por Sylvester Stallone contudo não foi o único. Há outros personagens como o clássico caminhoneiro Lincoln Hawk onde sua modalidade esportiva além de seu ofício no caminhão era o "Braço de Ferro", uma competição que existe na vida real, inclusive no Brasil, todavia pouco difundida e comentada como outros esportes e assim Stallone através de seu "cinema esportivo" nos abre uma outra visão de esporte no filme "Over The Top" ("Falcão - O Campeão dos Campeões") de 1987.

Stallone também já ajudou a promover o esporte radical, o montanhismo em "Cliffhanger" (1993) o filme obteve uma ótima repercussão ao ponto de tornar-se um jogo de vídeo game na época para o console da Nitendo o Super Nintendo Entertainment System.


Além do montanhismo passou pelo automobilimo foi piloto de Fórmula Indy em "Driven" (2001). Nesse caso, eu sustento a opinião que Stallone esteve mais como convidado do que engajado, porque a Fórmula Indy já é bem consolidada nos Estados Unidos e em várias partes do mundo, e esse filme tem um cunho bastante promocional.

E quem disse que estadunidense nunca gostou de futebol (soccer)? Nessa foto abaixo, Stallone ostenta o time do qual é torcedor. Everton da Inglaterra. 

Stallone: Torcedor do Everton da Inglaterra.
E não só isso, ele também já foi goleiro nos cinemas participando do filme: "Escape to Victory" ("Fuga para Vitória") de 1981 que contou até com a participação de Pelé, interpretando um jogador de Trinidad e Tobago. Nesse filme Stallone fazia parte do time dos aliados que estavam preso dentro de um campo de prisão nazista durante a Segunda Guerra Mundial na Alemanha, entre esses presos há um major que no passado tinha sido um craque alemão nos gramados e que tem a ideia de realizar uma partida entre a seleção do seu país contra a dos prisioneiros aliados. A partida é aceita pois um dos meios de propaganda nazista em demonstrar a sua supremacia era através esporte.

Enfim, eis Sylvester Stallone, o "Esportista do Cinema" através da ficção nos propiciou emoção, nos mostrou o bastidor de inúmeras modalidades esportivas além de usar o esporte como ferramenta de fazer política da qual é partidária. Pois bem, apesar dos pesares, seu saldo é positivo. Então, Parabéns (duas vezes) Stallone.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário