quinta-feira, 31 de julho de 2014

Latuff através do Futebol explica a situação na Faixa de Gaza

No Brasil, temos o costume de explicar eventos cotidianos através do futebol, seja por expressões do tipo: "estou na cara do gol" que significa que alguém está próximo em ter êxito em algo, e com essa cultura de futebol que temos (até os não adeptos a esse esporte, não raramente recorrem a esses jargões). Logo não seria diferente para simbolizar e/ou explicar alguma temática, ainda mais através das charges.

Abaixo, segue imagens do cartunista Carlos Latuff  (vale a pena ler esse artigo: http://nefutebolesociedade.blogspot.com.br/2013/05/o-futebol-como-tema-e-linguagem-em.html) que utiliza o artifício do futebol e outros esportes, para passar sua mensagem engajada. Atualmente, Latuff vem utilizando o futebol para abordar sobre a covardia, o massacre de Israel contra os palestinos na Faixa de Gaza. Enfim, vejam e reflitam sobre essas charges que dizem (muito) mais que artigos, reportagens, postagens, comentários e etc.

Agora, recorrendo a outro dito, mas extra futebol, realmente, "uma imagem vale mais do que mil palavras".


Por Carlos Latuff.

Essas charges sem dúvidas, deverão compor livros didáticos e provas de concursos públicos, entre outros. Pois além de dizer muito sobre o tema, são incríveis materiais didáticos, como Professor de Geografia me sinto na obrigação de passar as charges como um método de ensino, ainda mais utilizando algo tão próximo da nossa cultura, o futebol.

Em tempo, quero compartilhar outras duas charges do Latuff, a primeira referente ao jogador de futebol palestino Mahmoud Sarsak, acusado e preso pela justiça israelense. 


Leia mais, aqui: http://zip.net/bjn9Fz

Já a segunda ironiza a inclusão em 2012 da seleção de Israel na UEFA (União das Federações Europeias de Futebol) mostrando claramente a geopolítica implícita recheadas de acordos escusos. 
É notório que Israel procura através do futebol (que tem em seu bojo, a "união de todos"), busca em mostrar uma outra imagem.

Atualmente, a FIFA proibiu jogos em Israel por motivos de seguranças, mas não a impediu de jogar os campeonatos europeus.

"Ainda nesta quinta, a entidade anunciou que, “devido à atual situação de segurança em Israel, nenhum jogo das competições da Uefa poderá ser disputado naquele país até decisão em contrário”.

Com isso, os clubes de Israel que estão classificados para jogar os torneios da Uefa terão que apresentar propostas alternativas para realizar as suas partidas fora do país.

Israelenses e palestinos estão em conflito por causa das mortes de três jovens israelenses e um palestino."

Matéria da televisão portuguesa, TVI: http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/14168946/39

Enfim, enquanto isso, o genocídio em Gaza, continua...



Nenhum comentário:

Postar um comentário