domingo, 6 de julho de 2014

A/C: Patriotários Preconceituosos.

Charge: Carlos Latuff





Depois da vergonha que os patriotários fizeram vaiando o hino chileno digno de um genuíno Yellow Bloc, agora a bola da vez é procurar um culpado pela lesão do Neymar e pelos problemas do país. 

Pois bem, é fato mais do que comprovado que vivemos em um país preconceituoso assim como os outros e não me refiro apenas a cor da pele. Também é sabido que todos temos algum tipo preconceito com alguma coisa mas a diferença é o que fazemos para combater o mesmo. Esse ódio ao colombiano Zúñiga é apenas um subterfúgio que as pessoas tem de colocar seu preconceito para fora com a justificativa que foi o calor do momento entre tantos outros insultos que vemos em estádio de futebol à conversas informais.  

Quantas vezes torcendo para nossos times ou conversando com amigos vemos pessoas com piadas contra negros, nordestino, mulheres e etc. Sendo que quando estão em público/na berlinda tem um discurso politicamente correto? O futebol proporciona essa esfera onde tudo é permitido, é onde supostamente você pode descarregar seus demônios, assim como as redes sociais, ainda mais acrescida da paixão gerada pelo futebol, onde a necessidade de comentar impera assim como a ânsia de demonstrar que está revoltado, assim expondo seus preconceitos enraizados de uma sociedade preconceituosa e hipócrita que faz questão de dizer que não há preconceitos porque nós brasileiros, somos miscigenados e em outrora "éramos todos macacos".

Então porque nos estádios quase não é possível ver negros na torcida brasileira como exemplo podemos ler da matéria da Folha de São Paulo que constatou o óbvio: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/06/1478120-brancos-e-ricos-sao-maioria-na-torcida-do-brasil-no-mineirao-diz-datafolha.shtml e indo além do futebol, há inúmeras outras reportagens e estudos acadêmicos sobre o referido tema.

Desde sexta-feira (04/07) estou escutando e lendo inúmeros comentários a meu ver imbecis de tão extremistas, de pessoas cegas esboçando pseudo sentimentalismo forçado à algumas contra ao Neymar desejando que ele morra, que vá se tratar no SUS e que a mídia brasileira (o que é verdade) fala mais sobre isso a queda do viaduto em Belo Horizonte eu quero saber até agora o que uma coisa tem a ver com a outra, não seria melhor ignorar? Não dá ibope? Respeitando a vida e a dor de outro ser humano, ao invés de querer justificar a lesão de um jogador aos problemas crônicos do país? Claro que vale lembrar o que a mídia faz como sempre manipulando informações, mas e ai? Por que não fazemos diferente como compartilhando à exaustão notícias que foram "esquecidas" pela mídia? Como o caso dos professores no município do Rio de Janeiro que fizeram greve e não receberam seu salário integral? Creio que seja melhor do que disseminar o ódio por um tema que não irá mudar em nada nossas vidas. Ao contrário, continuará gerando mais deturpações e ódio por nada.

Já o caso Zúñiga, este virou o vilão do Brasil, ouvi pessoas dizendo que ele deveria ser linchado pelo povo brasileiro além de ofensas e um linchamento moral não apenas nas redes sociais mas na mídia mesmo nem preciso dizer que isso evoca mas o ódio, a tal ponto que acaba provando ainda mais a cara do Brasil, um país do preconceito onde ainda insistem em dizer que aqui, é um país de todos, só se for de todos os preconceituosos. Visto que nem a filha do Zúñiga foi poupada, leia, e pasmem com os comentários abaixo.

Sem comentários de tão LAMENTÁVEL!
Sobre o que penso da jogada do Zúñiga? Não vi a intenção de lesionar o Neymar mas sim, um tranco para parar a jogada ou para derrubar o jogador mesmo, ânimos exaltados, quem joga bola sabe o que é isso. Sim, acho que seria justo uma punição esportiva a ele, mas só isso, nada de marginalizá-lo, ele não é marginal, talvez seja, quem o criminaliza juntamente com seu asqueroso preconceito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário