domingo, 31 de maio de 2015

Força, São Cristóvão!

No penúltimo dia do mês de maio na lendária rua Bariri em Olaria/RJ, o clássico São Cristóvão foi o mandante da partida e recebeu o Gonçalense em um confronto direto em busca da classificação para a fase decisiva da Taça Corcovado, segundo turno do Campeonato Carioca Série B e eu fui cobrir essa duelo.
Ronaldo recebendo das mãos do presidente Emanoel França
 a camisa do clube que o revelou para o futebol, em 2014.
O clube da rua Figueira de Melo perdeu para os gonçalenses de 2x1 mas o que chamou minha

atenção não foi o placar mas sim o adversário que saiu derrotado daquele jogo, pois fiquei boa parte do tempo na torcida do São Cristóvão e testemunhei poucos mas fiéis torcedores que vibravam e cobravam os jogadores comandados do novato treinador Athirson (ídolo do Flamengo) que desde que chegou ao "time dos cadetes" mudou o objetivo na temporada: de fugir da queda para Série C do Estadual, passando a sonhar e lutar pela classificação à fase decisiva da Taça Corcovado. Naquela tarde um torcedor chamado Adilson uniformizado com a camisa da empresa de ônibus que trabalha, conversando comigo no intervalo afirmou que acreditava na classificação e declarou seu amor pelo "São Cri Cri", no fim das contas, ele acabou me concedendo uma entrevista, da qual, citou o maior ídolo dos "cadetes", Ronaldo Nazario, apesar de sua admiração pelo ex-camisa 9 da seleção brasileira, ele também emitiu sua opinião sobre o Fenômeno não investir no clube de seu coração apesar de ter comprado um clube de futebol nos Estados Unidos da América.


- Olha! Eu não sei te dizer se ele não ajudou o São Cristóvão ou se ele nunca ajudou o São Cristóvão, não sei se te dizer ao certo, eu acho que ele poderia fazer algo a mais, não por mágoa ou por alguma coisa mas por gratidão. Ele saiu daqui do São Cristóvão, muitos lugares fecharam suas portas para ele na época e o São Cristóvão foi um lugar que abriu as portas, ele veio treinar aqui e daqui ele surgiu para o futebol. Eu acho que o jogador tem que ter essa relação de carinho e atenção para com o clube, eu vejo muitos jogadores ajudando clubes pequenos como o Cafu que abriu um centro de treinamento para as crianças e outros jogadores importantes e eu fico vendo o Ronaldo investir o dinheiro lá fora, tudo bem, eu acho que ele deve sonhar com isso mas por que não investir no São Cristóvão? Por que não de repente pegar um time como esse aqui e fazer o São Cristóvão crescer? Fazer o São Cristóvão vim pra cima e ser uma potencia no futebol nacional e do Rio de Janeiro? Acho que seria interessante o Ronaldo pensar um pouco nisso.

Assista a reportagem do confronto entre São Cristóvão x Gonçalense:



Depois que desliguei a câmera e o gravador vim refletindo no caminho com os pensamentos intercalados, ora pensava no roteiro de edição da reportagem mas também pensava e refletia sobre o histórico São Cristóvão, clube tão tradicional, campeão carioca em 1926, que revelou o Ronaldo, sua sede fica na região central da capital fluminense e mesmo assim, mal consegue sobreviver, lembrei-me também da matéria do André Naddeo do Portal Terra (abaixo), o título da vídeo reportagem já denuncia a gravidade atual da situação do clube: "São Cristóvão pede ajuda a Ronaldo Fenômeno" no mínimo, além de lamentável, é triste, pois ali, poderia ter investimentos de tantos patrocinadores que desse ao São Cristóvão possibilidade de ressurgir, de abrir portas para mais atletas, empregar mais gente e de aderir projetos sociais atrelados ao esporte. 




ostentam os escudos com as cores dos 
Certamente um projeto de marketing bem feito daria lucro e visibilidade a qualquer patrocinador que investisse nessa recuperação, visto que a marca São Cristóvão além de vintage é forte e querida no imaginário dos apaixonados por futebol (que não são poucos). 

Sem dúvidas, uma agremiação de tradição como esta, merece uma chance de sair do limbo do qual se encontra, 

Por ora, além de produzir outras reportagens futuras, só me resta a desejar: "Força, São Cristóvão!" e seguir torcendo por bons resultados dentro e fora do campo e que os bons tempos voltem logo a esse histórico clube que me cativa por sua história e resiliência nessa era de futebol moderno.




3 comentários:

  1. Olá meu nome é Leda e sou pesquisadora de futebol. Parabéns pelo seu blog que é fruto de uma iniciativa muito bacana.
    Eu também estive no jogo do São Cristóvão para colher material para o meu blog http://caravanadeboleiros.blogspot.com.br/. Fiquei mais pro lado da torcida do Gonçalense, porque eles estavam em grupo e isso me despertou a atenção.
    Queria saber de ti algumas coisas:
    Você é pesquisador, jornalista? qual sua relação com o futebol?
    Cara, por ultimo queria saber qual a fonte da imagem do cartão postal que você colocou do São Cristóvao? Faço uma pesquisa sobre a relação futebol e mulher e queria muito saber a fonte desse material.
    Desde já grata e parabéns!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leda, como? Já conheço você através de seus textos através do site Comunicação e Esporte do grupo do Helal. Tem um texto seu que já compartilhei várias vezes: "Numa tarde de domingo: futebol americano no estádio luso-português"

      Aproveitando a deixa, preciso te apresentar a equipe de Futebol Americano que vem ganhando força aqui em SG, a única da cidade até então (pelo o menos que eu tenho notícia).

      http://esportegrafia.blogspot.com.br/2014/12/o-1-time-de-futebol-americano-de-sao.html

      http://esportegrafia.blogspot.com.br/2015/01/touchdown-com-o-mentor-do-sao-goncalo.html

      http://esportegrafia.blogspot.com.br/2015/02/como-foi-o-superbowl-xlix-em-sao.html

      http://esportegrafia.blogspot.com.br/2015/01/super-bowl-em-sao-goncalo.html

      http://esportegrafia.blogspot.com/2015/02/sao-goncalo-shadows-e-mencionado-em.html

      Pois bem, é uma honra saber que és leitora do EsporteGrafia e legal essa coincidência, estávamos no mesmo jogo hehe. Então, sou jornalista e formando em geografia e minha área de pesquisa é o esporte, especialmente o futebol do qual sou apaixonado e uma "cria" desse esporte, tenho uma relação muito tênue mas também gosto de outras modalidades esportivas.

      Em tempo, tenho um coletivo audiovisual e nosso projeto atual é em acompanhar todos os jogos do Gonçalense em sua incursão pela série b, um time de um ano de fundação vem arrebatando paixões dos torcedores que se ligam ao clube devido a sua identidade de "tricolor metropolitano" indo além de São Gonçalo.

      Aqui, seque a playlist com todos os vídeos, incluindo um jogo-treino contra o Flamengo: https://www.youtube.com/playlist?list=PLMSqPtBlmAxrse_hf-RWIVjx7KrR4fykH

      Essa outra playlist: https://www.youtube.com/playlist?list=PLMSqPtBlmAxpX9yRpdh8cvbyjydzeuC3B são web programas esportivos que não focam apenas no futebol. Tem parkour, muay thai e até uma matéria referente a passagem de Mané Garrincha em São Gonçalo.

      Quanto a imagem emblemática da moça, eis a fonte: http://www.arquivodeclubes.com/rj/saocristovao.htm
      Estou buscando mais postais dessa época que foram promovidos pela Companhia Nacional de Tabaco.

      Então, que legal seu trabalho. Tenho uma amiga que está trabalhando sobre a presença feminina nos estádios clássicos e as arenas, ela está fazendo um paralelo entre São Januário x Maracanã e tenho uma outra amiga de Caxias do Sul que tem como projeto para mestrado o estudo do futebol feminino também, precisamos manter contato Leda.

      Fora isso, estou para resenhar esse livro: http://cev.org.br/biblioteca/mulheres-futebol-inclusao-charme/ para publicar aqui no blog.

      Ah! Irei favoritar também o seu blog aqui no EsporteGrafia, vamos nos falando.


      Excluir
    2. Renan que barato! temos que manter contato sim. Nossa eu estou doida atrás dessa coleção de cartões postais, já vi várias imagens de torcedoras de diversos outros times, além do São Cristóvão. Mas não é fácil encontrar informações sobre esse material. Cara, me manda o contato da menina do RS.
      Acho que você conhece um grande amigo meu, o Martin. Ele me falou de alguém que filmava os jogos do Gonçalense. Queremos muito ir ao estádio e acompanhar seu trabalho.
      E vamos trocar sempre ideias por aqui, pelos estádios.... PARABÉNS pelo trabalho

      Excluir